Cisto pilonidal

CISTO PILONIDAL OU CISTO SACROCOCCÍGEO:

 

 

É uma doença infecciosa, reacional a presença de um pelo no seu interior. Desenvolve-se na região terminal da coluna vertebral, entre os glúteos (nádegas), e pode acometer outras regiões, como as axilas, couro cabeludo e região inguinal.  Pode acometer com maior frequência os jovens e ambos os sexos com menos incidência ao sexo masculino.

SINTOMAS:

Presença de tumoração na região sacrococcígea, vermelhidão, calor, dor local ou no trajeto da coluna vertebral, saída de secreção purulenta.

 

DIAGNÓSTICO:

É essencialmente clínico, ao exame físico na inspeção se nota a presença de tumoração, orifício primário, podendo encontrar também orifícios secundários na linha interglútea. A palpação se percebe sinais flogisticos na presença de infecção (abscesso).

TRATAMENTO:

É cirúrgico. Na fase aguda da doença, com presença de abscesso, faz-se a drenagem com abertura de toda tumoração com curetagem. Na fase crônica, realiza a excisão com resseção da fístula (trajetos dos orifícios fistulosos), podemos utilizar várias técnicas, entre elas a de deixar a ferida operatória aberta para cicatrização em segunda intenção para evitar recidivas.