História da Proctologia

Charles-François Félix de Tassy

A Proctologia, tem uma história documentada de 5.000 anos a.C, e a especialidade passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das patologias do cólon (intestino grosso).

Podemos referir três fatos fatos como curiosidade histórica: No Egito, no período pré-dinástico que abrange de 4000 a.C. a 3100 a.C., aproximadamente já existiam especialidades medicas das mais diversas áreas, inclusive para a “extremidade terminal do intestino”. Entre os médicos da família real, um era um médico pessoal do Faraó e tinha o título de “Guardião do Ânus do Faraó”.

O autor da primeira publicação sobre a Proctologia, John Arderne (1307 – 1392). Era um cirurgião famoso militar inglês sendo considerado, por alguns, o pai da Proctologia. Sua publicação mais famosa foi um tratado sobre tratamento de fístula.

40 mil táleres a cirurgia real e anal mais cara da historia.

Em 1686, o rei da Franca, Louis XIV, o “ Rei Sol ¨,sofria os horrores por uma década com uma fístula anal. O rumor na corte era que o rei estava morrendo. Após várias tentativas sem sucesso por outros médicos da corte, o convite foi feito e aceito pelo cirurgião Charles-François Félix de Tassy, depois de testar em pobres, mendigos e pacientes abandonados em hospitais e hospícios um método inovador de tratar essa doença, tomou a decisão de operá-lo. A cirurgia foi um sucesso. Felix recebeu de Sua Majestade, a importância de 40 mil táleres, a moeda da época. Equivaleria aproximadamente a 480 mil dólares, o que torna essa cirurgia real e anal a mais bem paga de toda a história da proctologia.