Sabia como prevenir o câncer Colorretal, que surpreendentemente mais de 40 mil brasileiros, mais precisamente 40.990, deverão apresentar o câncer colorretal também conhecido como câncer de cólon em 2020, O câncer de cólon foi o mesmo que acometeu o ator Chadwick Boseman do Filme Pantera Negra e causou grande comoção nos fãs e todas da sociedade que acompanhou pela impressa a noticia.
O tumor que atinge o intestino grosso é a segunda maior causa de morte por câncer nos Estados Unidos. E no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer, desse número, 20.520 novos casos serão em homens, e 20.470 em mulheres. Assim, o câncer de cólon deverá levar à morte quase 20 mil pessoas no país (18.867), de acordo com o Inca.
Por outro lado, o câncer de cólon pode ser evitado com prevenção precoce e diagnóstico o tratamento tem uma taxa que ultrapassa 70% de recuperação nos casos, embora esse tipo de câncer seja bastante letal.
Nos últimos anos, foi a segunda causa de morte entre as mulheres, atrás só do câncer de mama, e a terceira causa de óbitos entre homens, atrás dos cânceres de próstata e pulmão.
Para o coloproctologista Dr. Edvaldo Lima “É bastante preocupante”, alertou Dr. Edvaldo Lima que é membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, médico do Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul, Diretor Médico – RT do Hospital São Francisco – Ceilândia /DF desde 2020 e médico nas Clínicas: Proctomed, Digestive e Diretor Médico – RT da Gastrus Clinic..

Como Prevenir o Câncer Colorretal?
“O câncer de cólon do intestino grosso é uma doença que pode evitada. Quando descoberto tardiamente pode ser fatal. Quase metade dos pacientes com este câncer morre em cinco anos após tratamento. A sua detecção precoce é importante, aumentando a possibilidade de cura. Com o diagnóstico da doença em estágio inicial, a sobrevida para este tipo de tumor maligno ultrapassa 70%”, Afirma Dr. Edvaldo Lima.

Em seguida, é importante destacar, o câncer colorretal no intestino grosso na sua grande maioria começa sempre como uma lesão benigna, o pólipo, que vai evoluindo lentamente até transformar num tumor maligno.
De acordo com o Inca, os principais fatores de risco são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso e alimentação pobre em frutas e vegetais,
Do mesmo modo, o consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana) aumentam as chances de desenvolver esse tipo de câncer.
Alem disso, outros fatores são o tabagismo, bebidas alcoólicas e histórico familiar de câncer.
Em contrapartida, a colonoscopia é o melhor exame para o diagnóstico da doença, através dele é possível detectar e extirpar precocemente as lesões que podem se transformar em câncer, o pólipo.“ afirma o médico coloproctologista. Por outro lado, mitos, preconceito e desinformação, dificultam a assistência nessa demanda.
Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer intestinal
De acordo com o médico doutor Edvaldo Lima, a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a manutenção do peso e um cardápio balanceado são fundamentais para a prevenção do câncer colorretal.
Sendo assim, para o bom funcionamento do intestino, aposte em alimentos ricos em fibras, in natura minimamente processados como:
- Frutas,
- verduras,
- legumes,
- cereais integrais,
- feijões e leguminosas,
- grãos e sementes.
Além disso, mantenha seu Índice de Massa Corporal dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos de saúde. Também fique longe do cigarro e semelhantes, ou de pessoas que fumam”, conclui o coloproctologista.
Sintomas do câncer de intestino
- 1 Sangramento ao defecar ou sangue nas fezes,
- 2 Mudanças no ritmo de funcionamento intestinal (diarreia e constipação alternados),
- 3 Vontade frequente de ir ao banheiro, sensação de gases ou distensão.
- 4 Desconforto ou dor abdominal ou anal,
- 5 Fraqueza, anemia e perda de peso sem causa aparente.
Rastreamento
Então, o rastreamento do câncer intestinal é um conjunto de atitudes que permite identificar pólipos ou câncer no intestino de forma precoce (em tempo de curar).
O exame de colonoscopia
Primordialmente, a recomendação é para todos os indivíduos a partir dos 50 anos. Pessoas com histórico familiar de câncer de intestino, ovário, endométrio, mama e tireoide. Pois, o rastreamento deve iniciar aos 40 anos ou 10 anos antes do familiar com doença mais precoce. Quem completar 7-10 anos de tratamento da doença inflamatória intestinal (retocolite ou doença de Crohn). Principalmente, pessoas com sintomas intestinais devem fazer de imediato.